AUTOCONFIANÇA

AUTOCONFIANÇA

Fator de sucesso ou fracasso na vida de uma pessoa

“Não deseje que seja mais fácil. Deseje que você seja melhor.” Jim Rohn

Confiar em si mesmo, na sua capacidade de alcançar seus objetivos é um dos principais fatores que impulsionam ou bloqueiam a expressão dos desejos e necessidades das pessoas.

A autoconfiança se desenvolve a partir das histórias que vivemos na infância, dos elogios e críticas que recebemos e de outras experiências positivas e negativas que passamos ao longo da vida, o que nos faz criar crenças a respeito de nossas capacidades.

Ela pode variar de acordo com a área da vida. Uma pessoa pode ser muito confiante em uma área e totalmente insegura em outra.  E não tem muita relação com o quanto você está ou não qualificado. Há pessoas muito preparadas que não confiam em si mesmas e outras muito confiantes, totalmente despreparadas, o que, aliás, é um perigo.

Confiança em si mesmo, se manifesta através de um sentimento de que é capaz, de que pode, de que consegue, de que vai dar certo e que se não der conseguirá ultrapassar os obstáculos que surgirem.

Dicas para recuperar a autoconfiança:

  • Acredite que é possível mudar, mas tenha paciência e seja tolerante com suas dificuldades.
  • Conscientize-se de que ninguém é perfeito, somos seres inacabados em constante evolução, portanto errar faz parte do aprendizado.
  • Escolha uma ação que tenha grande probabilidade de sucesso. Escolha um campo que você domine e se cerque de pessoas benevolentes.
  • Evite cobranças e críticas excessivas, seja generoso com você, como seria com um amigo.
  • Prepare-se bem e se exponha gradativamente a novas experiências, nas áreas onde precisa se sentir mais confiante.
  • Reduza a necessidade de aprovação externa e reconheça seu valor e sua capacidade de realizar o que deseja.
  • Se alguma coisa não der certo, veja isso como um resultado, não como um fracasso. Mude a estratégia até conseguir o que deseja.
  • Valorize suas qualidades, seus pontos fortes. Desenvolva uma atitude positiva em relação a si mesmo.
  • Tenha menos medo do fracasso, atreva-se a agir e se torne mais orgulhoso de si mesmo.

Elizabeth Valeriano

  • Sócia-diretora da Valeriano Educação Corporativa, Coach profissional, consultora especializada em treinamentos gerenciais como: comunicação e feedback gerencial, desenvolvimento de supervisores, liderança, líder coach e liderança situacional; e em treinamentos para todos os níveis da organização como: atendimento a clientes, comunicação interpessoal, desenvolvimento de equipes, gestão de conflitos, gestão do tempo, inteligência emocional e relacionamento.

 

 

 

Treinamentos on-line, ao vivo, o mais próximo do presencial

TREINAMENTOS ON-LINE, AO VIVO 

o mais próximo do presencial

Para tornar nossos treinamentos on-line, ao vivo, mais interativos e com maior potencial de retenção dos conteúdos, adotamos estratégias que dão mais dinamismo: as câmeras devem ficar ligadas, os participantes podem perguntar, quando têm dúvidas, utilizamos filmes, realizamos exercícios em grupos, em salas separadas e até fazemos dramatizações.

Para um melhor aproveitamento, precisamos de um número menor de participantes por turma, no máximo vinte pessoas. Também recomendamos que a carga horária diária seja de, no máximo, quatro horas.

Nos cursos gravados é possível treinar mais pessoas, porque os alunos podem estudar sozinhos, no seu tempo. Não há troca entre os participantes, nem com o instrutor, e nem todas as pessoas se adaptam a essa modalidade. Claro que em alguns casos, dependendo do tipo de conteúdo e da necessidade de se treinar um grande número de pessoas, essa será a melhor alternativa.

Segundo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, nós aprendemos:

  • 10% quando lemos;
  • 20% quando ouvimos;
  • 30% quando observamos;
  • 50% quando vemos e ouvimos;
  • 70% quando discutimos com outros;
  • 80% quando fazemos;
  • 95% quando ensinamos aos outros.

No treinamento presencial podemos proporcionar situações de aprendizado que permitam retenção de até oitenta por cento. No on-line, ao vivo, conseguimos alcançar até setenta por cento, desde que as turmas não ultrapassem o limite de participantes e as pessoas possam interagir com o instrutor e com os colegas.

Conheça os programas de treinamentos on-line disponíveis, em nosso site www.valerianoeducacao.com.br. Outros temas poderão ser desenvolvidos, de acordo com a necessidade da empresa.

Elizabeth Valeriano

  • Sócia-diretora da Valeriano Educação Corporativa, consultora especializada em programas gerenciais como: comunicação e feedback gerencial, desenvolvimento de supervisores, liderança, líder coach e liderança situacional; e em programas para todos os níveis da organização como: atendimento a clientes, comunicação interpessoal, desenvolvimento de equipes, gestão de conflitos, gestão do tempo, inteligência emocional e relacionamento.