VALORIZE AS RECLAMAÇÕES DOS SEUS CLIENTES

Você se lembra da última vez que ficou insatisfeito com um serviço?

Reclamou? Foi fácil? Foi solucionado?

Por que valorizar as reclamações?

  • É uma excelente forma de avaliar o serviço, atendimento, produto etc.
  • O cliente nos mostra problemas que não estamos conseguindo ver.
  • A reclamação permite que a empresa identifique e corrija um problema.
  • O cliente que reclama está dizendo que quer continuar com a empresa.

Como agir no momento da reclamação?

  • Aceite a informação do cliente sem interromper, sem justificativas e agradeça.
  • Registre todas as reclamações.
  • Resolva imediatamente quando for da sua competência ou encaminhe para o responsável.
  • Informe um prazo para responder ao cliente.

Por que muitos clientes não reclamam?

POR MEDO:

  • De ser tratado como um “chato”.
  • De parecer tolo e ficar envergonhado.
  • De não acreditarem nele.
  • Da reação dos atendentes.
  • De ser interrompido com desculpas e justificativas.
  • Etc.

Empresas que buscam a excelência de seus serviços estão criando formas de conhecer a opinião de seus clientes.