TREINAMENTOS PRESENCIAL E ON-LINE
Nossos programas são personalizados, de acordo com as características da empresa e do público-alvo. Com base em nossa experiência em treinamentos presenciais dinâmicos e participativos, planejamos os cursos online de forma que permitam o máximo de interação, com participação dos alunos em exercícios individuais e em grupos e discussão de filmes.
A seguir, apresentamos um resumo dos principais programas. Para mais informações, favor entrar em contato.
TREINAMENTO PARA GESTORES
O desenvolvimento gerencial não é despesa, é investimento na sobrevivência e no futuro da organização, que depende da atuação dos atuais e futuros gestores.
Desenvolvimento de Novos Líderes
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS LÍDERES
APRESENTAÇÃO
As lideranças de primeira linha são a maior força gerencial das empresas e são eles que lidam diretamente com os colaboradores. geralmente são excelentes técnicos que foram promovidos à primeira função gerencial. A forma com que lidam com os colaboradores tem um impacto enorme no ambiente de trabalho e na motivação das pessoas.
Alguns terão uma evolução gerencial na própria empresa, assim desenvolvê-los é um cuidado que a organização deveria ter, uma vez que poderão ser gerentes e até diretores e sob o comando deles estará toda a força de trabalho da empresa.
Eles precisam desenvolver suas habilidades humanas e ter a acesso a conhecimentos básicos de comunicação e relacionamento interpessoal, liderança, feedback, inteligência emocional, resolução de conflitos etc., bem como conhecer algumas ferramentas técnicas de gestão adequadas ao nível deles.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Conscientizar-se de sua responsabilidade na satisfação dos colaboradores e na melhoria dos resultados.
- Utilizar técnicas de comunicação para aumentar sua influência junto aos subordinados, superiores, clientes e fornecedores internos e externos.
- Aplicar os estilos de liderança situacional para liderar e desenvolver os colaboradores.
- Promover o desenvolvimento da equipe, através da utilização correta do feedback.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Papéis e responsabilidades dos Novos Líderes
- Habilidades de comunicação com diferentes públicos
- Liderança Situacional
- Monitoramento e Feedback
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Comunicação e Feedback Gerencial
COMUNICAÇÃO E FEEDBACK GERENCIAL
– Excelente ferramenta de desenvolvimento –
APRESENTAÇÃO
O feedback é uma das principais atribuições da função gerencial, que demanda permanente prática e aperfeiçoamento. No trabalho, as pessoas necessitam saber se estão atendendo às expectativas do seu gestor e da organização; conhecer aspectos em que necessitam de melhorias e, por outro lado, ter o reconhecimento sobre seu desempenho. Feedbacks inadequados ou injustos, ou mesmo a falta deles, desmotivam e podem até mesmo causar a evasão dos talentos.
A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.
O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento do desempenho do seu pessoal.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Utilizar recursos da comunicação que facilitam a aplicação do feedback.
- Utilizar o feedback positivo e corretivo, de forma clara, direta e efetiva, no acompanhamento dos colaboradores.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Recursos da comunicação aplicados ao feedback
- Comunicação verbal e não verbal
- Técnicas de comunicação
Feedback: Conversando sobre os comportamentos
- O processo de feedback
- Tipos de Feedback:
- Conversas de feedback one-on-one
- Feedback de reconhecimento
- Feedback corretivo ou de aprimoramento
- Plano de desenvolvimento do colaborador
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Gestão de Equipes de Atendimento
GESTÃO DE EQUIPES DE ATENDIMENTO
“Trate bem seus empregados e eles farão isso com os clientes e com você.” J. W. Marriott
APRESENTAÇÃO
A Linha de Frente é a empresa para o cliente. Para que esse momento da verdade seja mágico, o gestor preciso tomar alguns cuidados: selecionar as pessoas mais adequadas à função, treinar essas pessoas em habilidades de relacionamento com clientes, mantê-las informadas a respeito da empresa, de seus produtos e serviços, monitorar atentamente o desempenho da equipe, para perceber os erros antes do cliente. Por último o gestor deve manter a autoestima e autoconfiança da equipe bem alta, para que eles passem segurança e confiança para os clientes.
O treinamento visa mostrar a importância de desenvolver as equipes para uma atuação eficaz na linha de frente, bem como preparar o gestor para que sua atuação tenha um impacto positivo na satisfação do cliente.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Preparar a linha de frente para prestar um excelente atendimento e criar uma imagem positiva da empresa.
- Reconhecer o impacto da atuação gerencial na satisfação do cliente.
- Identificar as variáveis que interferem na satisfação do cliente e preparar as equipes para uma atuação eficaz.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Gestão das pessoas
- Responsabilidade dos gestores na satisfação dos clientes.
- Colocar os melhores na linha de frente.
- Preparar os profissionais para a linha de frente da empresa:
- Processo informativo das equipes de linha de frente:
- Manter a motivação e o comprometimento.
- Monitorar o desempenho técnico e comportamental:
Gestão de serviços
- Implantação de uma cultura de serviço.
- O estilo Disney de atender.
- Criação de padrões de atendimento.
- Avaliação do serviço.
- Valorizando as reclamações.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Habilidades de Liderança
HABILIDADES DE LIDERANÇA
APRESENTAÇÃO
A Liderança é uma das competências que mais impulsiona a carreira de qualquer profissional. Na função gerencial, sem dúvida, é uma das principais competências. Embora já tenha sido considerada uma habilidade inata, hoje pesquisas no mundo empresarial provam que as habilidades dos líderes podem ser desenvolvidas, assim como os dotes naturais de liderança podem ser melhorados.
Liderar é influenciar pessoas, em todos os níveis da organização, para alcançar resultados. Para influenciar, algumas habilidades são fundamentais.
Nossa proposta de trabalho se inspira em Warren Bennis e Burt Nanus, dois dos maiores especialistas em liderança do mundo. Para eles o líder precisa ter as seguintes habilidades:
- Ser visionário para atrair seguidores por suas ideias;
- Comunicar suas ideias com eficácia para obter apoio, ajustadas a cada público;
- Inspirar confiança através de suas posições; e
- Conhecer e desenvolver suas próprias habilidades.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Identificar as habilidades necessárias para influenciar pessoas e obter resultados.
- Compreender o papel dos líderes nas mudanças e na preparação da empresa e das pessoas para o futuro.
- Utilizar uma comunicação que influencie os seguidores a se alinharem a sua visão.
- Ser transparente, previsível e confiável para inspirar confiança e construir relacionamentos.
- Reconhecer seus pontos fortes e fracos para melhorar suas habilidades e ser um exemplo para sua equipe.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Habilidades e atitudes de liderança, segundo alguns autores;
- Visão para atrair seguidores;
- Comunicação das ideias para influenciar os seguidores;
- Inspirar confiança e construir relacionamentos;
- Autogestão.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Liderança Situacional
LIDERANÇA SITUACIONAL
APRESENTAÇÃO
Liderança Situacional é a habilidade de influenciar o comportamento de outras pessoas, utilizando diferentes estilos de liderança, de acordo com as necessidades de cada colaborador. A grande mudança é que o líder não deve usar seu estilo natural, mas identificar o estilo mais adequado àquela pessoa e ser capaz de mudar seu estilo.
Os estilos de Liderança Situacional têm a finalidade de orientar o líder a ajustar o seu estilo de liderança de acordo com o nível de desenvolvimento e maturidade dos colaboradores. Se o líder não fizer um diagnóstico correto em relação ao nível de maturidade do colaborador pode utilizar um estilo inadequado.
O líder precisa responsabilizar-se pelo desenvolvimento da equipe, para aumentar a competência e comprometimento dos colaboradores para que eles conquistem um nível de maior autonomia.
Nossa proposta é apresentar cada estilo de Liderança Situacional, os comportamentos dos colaboradores que identificam o nível de maturidade e as alternativas de desenvolvimento.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Utilizar a liderança situacional para ajustar seu estilo de liderança às necessidades dos colaboradores.
- Responsabilizar-se pelo desenvolvimento da equipe.
- Promover o desenvolvimento da equipe, através da utilização correta do feedback.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Liderança Situacional
- Os vários estilos de liderança situacional.
- Habilidades do líder situacional:
- Nível de desenvolvimento dos colaboradores.
- Diagnóstico do nível de maturidade dos liderados:
- O uso dos estilos da liderança situacional.
Desenvolvimento da equipe
- Preparação do novo colaborador.
- Reciclagem/treinamento dos colaboradores antigos.
Monitoramento e Feedback
- Reconhecer e elogiar.
- Redirecionar. Corrigir. Cuidados nas críticas.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
TREINAMENTOS PARA TODOS OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO
“Aprender gera satisfação. Desenvolvimento pessoal é um dos principais fatores que faz com que os profissionais continuem na empresa. O investimento em pessoas é o melhor caminho para a empresa crescer.”
Atendimento a Clientes
ATENDIMENTO A CLIENTES
“Nem sempre o cliente tem razão, mas está sempre em primeiro lugar.” Karl Albrecht
APRESENTAÇÃO
Para o cliente, a linha de frente é a empresa. Toda vez que uma pessoa contata a organização, pessoalmente, por telefone ou por e-mail, ele constrói uma imagem positiva ou negativa, a partir da experiência que ela teve com o profissional que o atendeu.
Quando o cliente é mal ou bem atendido, ele generaliza a experiência para a imagem geral que faz do serviço. Na maioria das vezes, ele não se lembra da pessoa que o atendeu, mas do sentimento que aquela interação lhe provocou. E o ser humano tem uma tendência a notar mais os erros do que os acertos das outras pessoas.
O cliente hoje é mais exigente, conhece seus direitos, têm referências de bom atendimento, por isso ele quer ter um tratamento respeitoso e personalizado. Ser bem atendido não basta, ele quer ser encantado.
Para ter excelência na prestação do serviço, as empresas precisam ter profissionais qualificados, que tenham competência técnica, interpessoal e emocional. Os clientes esperam que os profissionais que os atendem percebam suas características e necessidades.
Neste treinamento você saberá como a sua organização poderá preparar-se para transformar os atendentes em profissionais de relacionamento e conseguir a tão desejada fidelidade dos clientes.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Desenvolver habilidades que permitem uma interação positiva com os clientes, fazendo com que eles se sintam respeitados e acolhidos.
- Utilizar técnicas de comunicação e relacionamento para interagir com os clientes, respeitando suas características e o contexto da situação.
- Utilizar estratégias para encantar o cliente e controlar as situações de atendimento.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- O Cliente
- Técnicas de comunicação para interagir com os clientes
- Estratégias para encantar o cliente:
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Comunicação Interpessoal
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
APRESENTAÇÃO
A comunicação interpessoal é um dos principais instrumentos de trabalho, independente da função e da posição na hierarquia. Grande parte dos problemas organizacionais, como erros, retrabalhos, conflitos, desmotivação são causados pela falta ou ineficácia de comunicação.
É impossível não comunicar! Estamos sempre comunicando, às vezes o que não gostaríamos. Comunicar nem sempre é falar: é ouvir, é observar, é saber quando falar e a hora de calar e escolher com cuidado as palavras.
O sucesso da comunicação está muito mais na maneira de transmitir do que no conteúdo propriamente dito. Para que o outro absorva a mensagem como desejamos, precisamos conhecer o receptor e escolher a melhor maneira de apresentar nossa informação, pois o emissor é o responsável pelo resultado positivo ou negativo da comunicação.
Com uma comunicação adequada podemos abrir portas, compreender, ser compreendido, influenciar, convencer, passar credibilidade, ser respeitado, ser gentil etc. Quando a comunicação é má utilizada acontece o oposto e perdemos oportunidades e ferimos as pessoas.
Praticar conscientemente as habilidades de comunicação aumentará as chances de sucesso nos mais variados contextos pessoais e profissionais.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Utilizar técnicas de comunicação que facilite compreender, ser compreendido, reduzir mal-entendidos e aumentar sua influência junto a diferentes públicos.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Introdução à comunicação
Elementos da comunicação:
- Comunicação não verbal
- Comunicação verbal
Técnicas para aumentar a eficácia da comunicação em diversos contextos:
- Assertividade
- Fidelidade aos fatos
- Rapport.
- Perguntas
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Inteligência emocional
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
– Utilizando a emoção com inteligência –
APRESENTAÇÃO
Segundo Daniel Goleman, grande parte do sucesso de um profissional se deve à sua inteligência emocional. O QI (coeficiente intelectual) é imutável, já o QE (coeficiente emocional) pode ser aprimorado ao longo da vida.
Usar as emoções com inteligência, além de contribuir para o sucesso profissional, influencia positivamente os relacionamentos, a saúde e a maneira como lidamos com os desafios.
O mundo está ficando cada vez mais complexo e exigindo de cada um de nós mais inteligência emocional para lidar com os desafios e adversidades. Não podemos mudar as circunstâncias, mas é possível aprender a perceber nossas emoções e a gerenciá-las de uma forma que nos cause cada vez menos danos emocionais, físicos e sociais.
O programa apresenta ferramentas de autoconhecimento, técnicas para a estimulação de um estado emocional positivo em si próprio e nos outros, bem como estratégias para lidar com as situações emocionalmente desafiadoras.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Compreender como a mente funciona.
- Perceber as próprias emoções no momente em que acontecem.
- Utilizar estratégias para substituir emoções perturbadoras.
- Utilizar técnicas que impulsionam a motivação.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Origem dos pensamentos e emoções
- Autoconsciência: percepção das próprias emoções
- Autogestão: regulação emocional.
- Motivação.
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Gestão do Tempo e da Produtividade
APRESENTAÇÃO
Nossa forma de trabalhar não é mais adequada para o novo ambiente organizacional. Menos pessoas, maior volume de trabalho, maior competitividade, mais pressão, respostas “on-line”.
Queremos aumentar nossa produtividade pessoal e ao mesmo tempo desejamos mais qualidade de vida. Enfim, acreditamos que é possível trabalhar e viver!
Para conseguir eficácia no trabalho e na vida pessoal, novas estratégias de trabalho são exigidas. Precisamos rever e aperfeiçoar nossas práticas e sistemas de trabalho, nossas atitudes, hábitos, nossa forma de lidar com prioridades e organização.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Refletir sobre a utilização do tempo e seu impacto na produtividade e qualidade de vida.
- Identificar os seus principais papéis e estabelecer objetivos e metas para cada um deles.
- Identificar as urgências, importâncias e prioridades de sua vida profissional e pessoal.
- Colocar todas as coisas que precisam ser feitas dentro de um sistema lógico e confiável, externo à cabeça e fora da mente.
- Aumentar a produtividade, através da otimização dos processos de planejamento e organização.
- Aumentar o tempo produtivo através de identificação e eliminação dos desperdiçadores de tempo.
- Reconhecer a importância de gerir sua energia para ser mais produtivo.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
- Matriz de gerenciamento do tempo
- Gestão pessoal
- Gestão da produtividade
- Gestão da energia
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.
Gestão dos Relacionamentos
GESTÃO DOS RELACIONAMENTOS
– Utilizando a inteligência social –
APRESENTAÇÃO
No ambiente de trabalho, relações saudáveis representam um fator de equilíbrio pessoal e também um fator decisivo para a produtividade, pela presença de um clima harmonioso, de integração e cooperação mútua. No entanto, ambientes deste tipo nem sempre surgem espontaneamente, pois as relações humanas são complexas, pela distinção de valores, visões do mundo e do trabalho, comportamentos, diferenças sociais e ambientes familiares.
Este curso, além de permitir ao participante identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, possibilita a melhor compreensão das individualidades, ao favorecer as relações interpessoais, aprimorar a qualidade de vida e contribuir para a produtividade da organização.
OBJETIVOS: Ao final do treinamento os participantes terão condições de:
- Praticar habilidades sociais de forma a criar e manter relacionamentos saudáveis e produtivos.
- Perceber os mecanismos geradores de conflitos e buscar formas produtivas de solucioná-los.
- Desenvolver a prática do diálogo para elogiar os colegas, quando necessário, e conversar sobre os comportamentos que estão afetando o relacionamento.
PRINCIPAIS TÓPICOS DO PROGRAMA
Habilidades sociais
- Empatia: colocar-se no lugar do outro.
- Solidariedade: importar-se com as necessidades dos clientes e agir com base nelas.
- Precisão empática: conexão com as necessidades do outro.
- Sincronia: captar e responder aos sinais não verbais.
- Comportamento social: saber como se comportar nos diferentes contextos.
- Influência: utilizar recursos da comunicação para produzir os resultados desejados.
Resolução de conflitos
Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos
CARGA HORÁRIA: 12 horas online, 16 h presencial
OBS.: Solicite programa detalhado.